problema histórico

Obra para resolver alagamento na Rua Maranhão já tem empresa definida

da redação

Foto: Maiara Bersch (Arquivo Diário)
O problema de alagamento é recorrente há anos no local. Na foto, um protesto dos moradores em 2016

Para tentar solucionar o problema  de alagamento na Rua Maranhão, no Bairro Pinheiro Machado, o Executivo abriu um edital de licitação para selecionar a empresa que executará a obra de drenagem de água na chuva no local e ruas do entorno. Essas vias já sofrem há décadas com o mesmo problema. Na manhã de hoje, ocorreu a abertura dos envelopes no Centro administrativo que fica na Rua Venâncio Aires 2277.

Três empresas apresentaram as propostas para fazer a obra de drenagem pluvial. A  FZ Construção, Comércio e Transporte Ltda apresentou o menor valor financeiro. Uma comissão vai finalizar o julgamento e analisar as propostas.

Moradores da comunidade, que há anos aguardam solução para o problema,  foram recebidos na prefeitura e acompanharam o processo na Sala de Licitações. Os documentos foram julgados na hora e, as três, estão habilitadas a seguir no processo. Como havia representantes das três empresas, ficou acordado que não havia necessidade de se abrir prazo para recursos. Dessa forma, já foram conhecidas as propostas financeiras. Assim, a empresa FZ Construções, Comércio e Transportes Ltda apresentou o menor valor: R$ 1.323.841,64. Também participam da licitação, as empresas Della Pasqua e Cotrel.

FOTOS: Santa Maria ganha nova livraria com pórtico de livros

A partir de agora, a comissão finaliza o julgamento e a análise das propostas, classifica as empresas na licitação, declara a vencedora e abre prazo de cinco dias para recursos. Caso não haja contestação, parte-se para a homologação do resultado, assinatura do contrato, empenho e, finalmente, a emissão da ordem de serviço.

Além da Rua Maranhão, serão beneficiadas com a obra as ruas adjacentes - e que também registram recorrentes alagamentos, como a Rio Branco, Piauí e João Lino Pretto. 

O prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Sergio Cechin receberam cerca de 15 moradores da comunidade. Eles explicaram como funcionam os processos e de que maneira essa obra vai evitar os alagamentos na localidade.

Os moradores que participaram do ato ressaltaram que os alagamentos são recorrentes e, muitas vezes, invadem as casas e ocasionam prejuízos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: entidades de Santa Maria arrecadam doações para vítimas da chuvarada. Veja como ajudar Anterior

VÍDEO: entidades de Santa Maria arrecadam doações para vítimas da chuvarada. Veja como ajudar

Quem mora em Santa Maria também pode ajudar famílias atingidas pela chuva no Estado Próximo

Quem mora em Santa Maria também pode ajudar famílias atingidas pela chuva no Estado

Geral