Foto: Maiara Bersch (Arquivo Diário)
O problema de alagamento é recorrente há anos no local. Na foto, um protesto dos moradores em 2016
Para tentar solucionar o problema de alagamento na Rua Maranhão, no Bairro Pinheiro Machado, o Executivo abriu um edital de licitação para selecionar a empresa que executará a obra de drenagem de água na chuva no local e ruas do entorno. Essas vias já sofrem há décadas com o mesmo problema. Na manhã de hoje, ocorreu a abertura dos envelopes no Centro administrativo que fica na Rua Venâncio Aires 2277.
Três empresas apresentaram as propostas para fazer a obra de drenagem pluvial. A FZ Construção, Comércio e Transporte Ltda apresentou o menor valor financeiro. Uma comissão vai finalizar o julgamento e analisar as propostas.
Moradores da comunidade, que há anos aguardam solução para o problema, foram recebidos na prefeitura e acompanharam o processo na Sala de Licitações. Os documentos foram julgados na hora e, as três, estão habilitadas a seguir no processo. Como havia representantes das três empresas, ficou acordado que não havia necessidade de se abrir prazo para recursos. Dessa forma, já foram conhecidas as propostas financeiras. Assim, a empresa FZ Construções, Comércio e Transportes Ltda apresentou o menor valor: R$ 1.323.841,64. Também participam da licitação, as empresas Della Pasqua e Cotrel.
FOTOS: Santa Maria ganha nova livraria com pórtico de livros
A partir de agora, a comissão finaliza o julgamento e a análise das propostas, classifica as empresas na licitação, declara a vencedora e abre prazo de cinco dias para recursos. Caso não haja contestação, parte-se para a homologação do resultado, assinatura do contrato, empenho e, finalmente, a emissão da ordem de serviço.
Além da Rua Maranhão, serão beneficiadas com a obra as ruas adjacentes - e que também registram recorrentes alagamentos, como a Rio Branco, Piauí e João Lino Pretto.
O prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Sergio Cechin receberam cerca de 15 moradores da comunidade. Eles explicaram como funcionam os processos e de que maneira essa obra vai evitar os alagamentos na localidade.
Os moradores que participaram do ato ressaltaram que os alagamentos são recorrentes e, muitas vezes, invadem as casas e ocasionam prejuízos.